Pergolado: 50 Modelos inspiradores

Em uma casa é possível fazer diferentes coisas para deixá-la mais bonita e mais espaçosa, entre os elementos que podemos usar para deixar a casa maior está o pergolado. O pergolado, também conhecido como pérgola, é uma estrutura feita com madeira que traz madeiras paralelas apoiadas em uma coluna, para os leigos, os pergolados podem parecer telhados não terminados.

Publicidade

O pergolado geralmente é usado em varandas, como se fossem a continuação da casa, esse elemento também pode ser feito em jardins para proteger as plantas e as flores.

Atualmente o pergolado ou pérgola é usado para criar um ambiente externo agradável para relaxar e descansar, diminuindo a intensidade da luz solar e compondo uma decoração elegante e bonita. Os pergolados também podem ser usados para se proteger do frio, basta fazer uma cobertura com um toldo ou vidro.

Os pergolados, na maioria das vezes são feitos com madeira, mas é possível encontrar pergolados de concreto, bambu e ferro.

Modelos de Pergolado para fazer em casa

lindo-pergolado-no-jardim
Para fazer um pergolado em casa é necessário contratar um profissional que entenda do assunto, como um arquiteto. Entre os modelos de pergolados podemos destacar: pergolado de madeira com cobertura de vidro laminado fumê, pergolado feito de gesso com iluminação embutida, pergolado de eucalipto tratado, pergolado de madeira com cobertura de vidro, pergolado com vigas metálicas, pergolado feito com madeira de lei, pergolado vertical, pergolado apoiado em estruturas de concreto, pergolados feitos com madeira de demolição e muito mais.

Dicas para usar o pergolado na decoração da casa

1. Os pergolados, geralmente são usados em áreas externas da casa, como: hall de entrada, varandas, jardins, fachadas, corredores e ambientes próximos à churrasqueira ou a piscina.

Publicidade

2. Os pergolados são elementos muito usados na arquitetura, pois são usados para fazer sombra em ambientes abertos, oferecendo conforto.

3. Por possuírem vigas espaçadas, os pergolados proporcionam uma sombra confortável e translúcida.

4. Para decorar um pergolado, uma boa opção é adicionar cortinas fixadas nas vigas.

5. O pergolado deve ter um tamanho proporcional ao espaço disponível.

6. O pergolado pode se tornar mais um ambiente da casa e por isso ele deve ser decorado, com um estilo que combine com o restante da casa.

7. Adicione em um pergolado, um conjunto de sofás confortáveis, uma mesinha de centro, alguns vasos de plantas e outros itens para deixar o ambiente mais bonito.

8. Se o pergolado for grande, ponha também uma mesa com cadeiras, redes para dormir, bancos para sentar, uma TV e o que mais quiser.

9. Os sofás podem ser da cor que desejar, já que os pergolados não têm paredes para receber cores, se os móveis escolhidos forem de cor clara, decore-os com itens de cores alegres ou coloridos, como as almofadas e os pufes.

10. Uma opção para os pergolados próximos da piscina, é colocar cadeiras de praia ou aquelas cadeiras que são comuns nos hotéis, que ficam na beira da piscina.

11. A iluminação para esse tipo de ambiente pode ser embutida ou transmitida por uma lâmpada comum, fluorescente ou de LED, lembrando que a luz deve ser branca, pois lembra a luz solar e deixa o ambiente ainda mais bonito.

12. Os pergolados podem ser pequenos e simples ou grandes e mais sofisticados, a decoração deve combinar com cada tipo. Embora esses ambientes externos sejam mais comuns sem cobertura no teto, o melhor a fazer é cobri-los, seja com um vidro, plástico ou o que quiser, assim estará protegido do sol e da chuva.

13. As vigas e as estruturas podem ser decoradas com flores de diferentes espécies, que deixarão o ambiente mais tropical e original.

14. Os pergolados também podem receber decoração de festas, como: casamentos, festas de debutantes e outros tipos de comemorações.

15. É importante que na hora de construir o seu pergolado, contrate um profissional e adquira somente material de qualidade, pois se uma viga de madeira ou de outro material cair em cima de alguma pessoa pode ocorrer uma tragédia.

16. Os pergolados podem conter vigas na parte de cima e também nas laterais ou então apenas em cima e as laterais são cobertas por plástico ou panos que são usados como cortinas.

17. Os móveis podem ser confeccionados apenas com madeira, no estilo rústico sem forro ou estofado, mas nesse caso, as almofadas não podem faltar.

Leia também: 60 Modelos de Salas de Estar Decoradas

Fotos de pergolados feitos em casa

Assim como os demais ambientes, os pergolados podem seguir todos os estilos de decoração que vão depender do dono da casa, por isso na internet e em revistas de decoração é fácil encontrar modelos de pergolados grandes, médios, pequenos, simples, mais incrementados, com decoração sofisticada, contemporânea, rústica, modesta e muito mais para todos os gostos.

Para se inspirar, veja as fotos da galeria desse artigo, dos navegadores, de sites especializados em decoração e também em revistas.
Modelos de pergolado

decoracao-com-pergolado

pergolado

Modelos de pergolado

dicas-pergolado

dicas-pergolado-madeira

fotos-de-pergolado

fotos-pergolado

fotos pergolas

pergolas

pergolas

fotos pergola de madeira

modelos-pergolados

pergola-area-externa

pergola-churrasqueira

pergola de madeira

pergolado

pergolado-area-de-lazer

pergolado-area-externa

pergolado-area-externa-de-casa

modelos de pergolado

pergolado com flores

pergolado-com-plantas

pergolado com vidro

pergolado-com-vidros

pergolado

pergolado

pergolado em casa

pergolado-de-madeira-rustica

pergolado-em-casa

pergolado-em-casa-modelos

pergola modelos

pergolado fotos

pergolado de madeira

fotos de pergolado

pergolado maravilhoso

pergolado-modelos

pergolado-na-area-de-lazer

pergolado na churrasqueira

pergolado no jardim

pergolado no jardim externo

pergolado-no-jardim-residencial

pergolado para jardins

plantas de pergolado

Fotos de pergolado

pergolado-residencial

pergolado-rustico

pergolado-rustico-modelos

pergolado modelos

pergolas-fotos

É essencial dizer que qualquer pessoa que tenha um espaço na parte externa de sua casa, pode fazer um pergolado, basta pesquisar, fazer um projeto, chamar uma pessoa com experiência para construí-lo e escolher um estilo de decoração. Então mãos à obra.

Publicidade

Deixe seu comentário